Covid-19: Ribeira de Pena é o único concelho do distrito de Vila Real com risco elevado. 5 concelhos sem casos ativos

Ribeira de Pena é o único concelho dos 14 que compõem o distrito de Vila Real que está no grupo considerado de risco elevado, por ter registados 283 casos por cem mil habitantes (aumento de 200 casos em relação ao último boletim epidemiológico) no período entre 17 e 30 de março, de acordo com os dados divulgados hoje pela Direção Geral da Saúde.

Todos os outros concelhos do distrito encontram-se com risco moderado, abaixo dos 60 casos por cem mil habitantes, com exceção do concelho do Peso da Régua, que apresenta a existência de 114 casos (menos 64 casos) encontrando-se no grupo entre os 60 e os 120 casos por cem mil habitantes..

Alijó, Boticas, Murça, Santa Marta de Penaguião e Sabrosa não registam casos ativos com o vírus SARS-CoV-2.

De acordo com os dados apresentados no último relatório de incidência cumulativa nos 14 dias, entre 17 e 30 de março, os concelhos de: Valpaços, com 34 casos (aumento de sete casos); Mesão Frio, com 25 casos; Montalegre, com 22 casos e Vila Real, com 20 casos (diminuição de 18 casos) encontram-se no grupo de risco considerado moderado, entre os 20 e os 60 casos por cem mil habitantes.

Os concelhos de: Chaves, com 18 casos; Mondim de Basto, com 14 casos e Vila Pouca de Aguiar, com oito casos (decréscimo de 59 casos em relação ao anterior boletim epidemiológico) encontram-se no grupo até aos 20 casos por cem mil habitantes.

A classificação é realizada de acordo com as categorias utilizadas pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e estes números correspondem a casos compilados até o dia 30 de março.

Luís Mendonça