Conservatório Regional de Música de Vila Real recebeu II Jornadas de Musicologia

Geral, Vila Real

Nos passados dias 23 e 24 decorreu, no Conservatório Regional de Música de Vila Real, a segunda edição das Jornadas de Musicologia. Falou-se de música, do seu ensino, levantaram-se propostas para o futuro, celebraram-se percursos académicos e deu-se destaque a projetos artísticos de relevo que compõem o atual panorama nacional.

Um dos principais intuitos apensos à realização desta efeméride é a aproximação dos alunos à reflexão acerca da música com espaço para a apresentação dos seus trabalhos de investigação num painel composto para promoção do contacto com alguns dos mais relevantes nomes da área, destaca-se o Professor Doutor Paulo Vaz de Carvalho e o Professor Doutor António Ângelo Vasconcelos.

No que aos projetos artísticos diz respeito, na edição deste ano foi trazida a discussão a ópera “Mátria” com a sua libretista Eduarda Freitas e o lançamento do álbum “Canções do Outro Lado da Rua”, pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, com música do Compositor Fernando C. Lapa que integrou o painel de uma mesa-redonda, moderada pela compositora Ângela da Ponte, com o diretor artístico da orquestra António de Sousa Vieira e o Maestro Hélder Magalhães.

Destaca-se, ainda, a participação da senhora vereadora da cultura do município de Vila Real, Doutora Mara Minhava, numa reflexão que focou o papel da música na sociedade e as ferramentas estratégicas de valorização da arte enquanto elemento estrutural e educativo da população.

Os trabalhos terminaram com dois brilhantes recitais de alunos finalistas desta instituição, a pianista Maria Carolina Silva e o clarinetista Fernando Lopes acompanhado pelo professor Vasyl Tsanko.

CI_CRMVR