Conservatório de Música de Vila Real vai ser escola pública de ensino das artes

O Conservatório Regional de Música de Vila Real vai passar a integrar a Rede Pública de Ensino das Artes, graças a um protocolo assinado esta manhã entre o Ministério da Educação, autarquia de Vila Real e a direção do Conservatório.

O Ministro da Educação, João Costa, diz que desta forma o Governo está a “expandir a rede pública de educação, permitindo a sustentabilidade e continuidade do Conservatório Regional de Música de Vila Real”.

Para o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, esta mudança vai contribuir para que o ensino da Música, e no futuro a outras artes, seja mais generalizado e gratuito.

Para Joaquim Escola, diretor do Conservatório Regional de Música desta forma será reforçada a capacidade de resposta da escola, abrindo novas possibilidades.

O Conservatório Regional de Música de Vila Real neste momento tem cerca de 300 alunos que estão integrados no ensino articulado e no ensino supletivo, tendo um corpo docente de 38 professores que lecionam, entre outros,  piano, violino, violoncelo, percussão, trompete, flauta transversal, oboé, guitarra, e canto.

Inaugurado em 2004 o Conservatório Regional de Música é um exemplo de sucesso no panorama das escolas de música do país.