Conhecidos hoje os resultados da terceira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

UTAD, Vila Real

Conhecidos hoje os resultados da terceira fase do Concurso Nacional de Acesso, verifica-se que o número total de estudantes colocados na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), por esta via de ingresso, corresponde a 1560, considerando 1530 matrículas efetivadas até ao final da segunda fase e ainda 30 novas colocações da terceira fase. Estes números representam um aumento de 12% face ao ano anterior, em que se registaram 1398 colocações, após a 3ª fase.

A estes resultados acrescem os inscritos por outras vias de ingresso, incluindo candidatos provenientes do ensino profissional e os inscritos em formações curtas – CTESPs – o que totaliza 1777 estudantes matriculados até hoje, estando ainda a decorrer o período de matrículas da terceira fase.

Ao nível da oferta pós-graduada, registam-se 752 novos estudantes de 2º ciclo (Mestrado), o que representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior, e 211 novos estudantes de 3º ciclo (Doutoramento), mais 11% em relação a 2019.

Considerados todos os ciclos e todas as vias de ingresso, estima-se que o número de novos estudantes na UTAD em 2020 seja superior a 2750.

Estes resultados são um marco na história da instituição e confirmam a trajetória positiva registada nos últimos anos, afirmando a importância da UTAD no panorama de ensino superior em Portugal.