Conferência Internacional vai debater Inteligência Artificial

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai receber pela primeira vez a EPIA-2019, 19th EPIA Conference on Artificial Intelligence, uma conferência internacional sobre Inteligência Artificial (IA). Já na 19ª edição, esta conferência terá lugar entre 3 e 6 setembro de 2019, e é organizada por docentes do Departamento de Engenharias da UTAD com o apoio da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA). O objetivo global é promover a divulgação de investigação em todas as áreas associadas à IA, e serão abordados temas teóricos e práticos (aplicação) e também intercâmbios científicos entre investigadores e praticantes de IA.

Sendo uma conferência internacional, a EPIA terá como oradores convidados (keynote speakers) cientistas de renome mundial, nomeadamente Marco Dorigo, Professor da Universidade Livre de Bruxelas na Bélgica, com a palestra “Swarm robotics: recent results and new research directions”; Michael Wooldridge, Professor da Universidade de Oxford, com a palestra “Understanding Equilibrium Properties of Multi-Agent Systems” e Albert Bifet, Professor na Telecom ParisTech, França, com a palestra “Machine Learning for Data Streams”.

Além dos temas abordados por estes cientistas, a relevância crescente da IA em todos os domínios científicos está refletida na proposta de 19 sessões temáticas, nomeadamente inteligência artificial na Educação, em Jogos, Internet das Coisas na Agricultura, Sistemas Legais, Medicina, Sistemas Ciber-Físicos e Sistemas Embebidos Distribuídos, Sistemas Elétricos, de Energia,  Sistemas de Transportes, Vida Artificial e Algoritmos Evolucionários, Ambiente e Ambientes Afetivos, Aplicações da Inteligência Artificial nos Negócios, Robótica Inteligente, Extração de Conhecimento e Inteligência Empresarial, Representação de Conhecimento e Raciocínio, Sistemas Multi-Agente: Teoria e Aplicações, Simpósio Doutoral em Inteligência Artificial, Simulação e Modelação Social, Tratamento de Texto e Aplicações.

Esta conferência conta com os patrocínios de empresas de referência na área de IA como a SISCOG e DEVSCOPE e com o apoio institucional de vários Institutos de Investigação Científica, nomeadamente INESC-TEC, CENTRO ALGORITMI, LIACC e GECAD.

Informação mais detalhada e complementar sobre a conferência pode ser acedida em: https://epia2019.utad.pt/.