Combater a obesidade através da prática do Andebol é o objetivo do “Plano de intervenção na Obesidade infantil” de Vila Real

Desporto, Vila Real

Combater a obesidade através da prática do andebol é o objetivo do “Plano de intervenção na Obesidade infantil” do concelho de Vila Real

Município de Vila Real, Unidade Local de Saúde de Trás os Montes e Alto Douro, os Agrupamento de Escolas Diogo Cão e Morgado Mateus, e Associação de Andebol de Vila Real estão a promover o “Plano de intervenção na Obesidade Infantil através do andebol”.

Trata-se de um programa que tem como objetivo de recolher dados antropométricos e de hábitos alimentares e prática desportiva que permitam avaliar a condição física das crianças que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico da rede pública e privada, assim como promover e sensibilizar as crianças e, sobretudo, os encarregados de educação para a importância dos hábitos de vida saudáveis, nomeadamente a prática de atividade física regular.

O vice-presidente da Câmara de Vila Real e vereador da Educação, Alexandre Favaios, diz que este programa pretende contribuir para a promoção do estilo de vida saudável, através da prática do desporto.

Adriano Tavares, presidente da Associação de Andebol de Vila Real refere que este programa reforça as horas semanais de educação física para as crianças do ensino básico.

Este Plano abrange cerca de 85% dos 1815 alunos que atualmente frequentam o primeiro ciclo do ensino básico da rede pública e privada no concelho de Vila Real.

São parceiros deste projeto o Município de Vila Real, a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Federação de Andebol de Portugal, Associação de Andebol de Vila Real, o Agrupamento de Escolas Diogo Cão, o Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, o Colégio João Paulo II de Vila Real, o Nuclisol Jean Piaget de Vila Real e o Colégio Moderno S. José.