Clone de castanheiro imune à “Doença da Tinta” plantado hoje na UTAD

UTAD, Vila Real

O colUTAD, um clone de castanheiro imune à “Doença da Tinta” foi esta tarde plantado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no âmbito de uma homenagem ao antigo aluno da instituição, Paulo Águas, que faleceu subitamente no dia 26 de julho.

Paulo Águas licenciou-se em Engenharia Zootécnica pela UTAD e era docente desde 1991, no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Atualmente era vereador do Município do Fundão.

A UTAD deu assim Início a um processo de plantação de árvores simbólicas em tributo a pessoas que têm ou tiveram uma forte ligação com a UTAD. Os castanheiros estão muito ligados à história desta universidade, uma vez que nos anos 80, os professores Carlos Abreu, Lopes Gomes e Torres de Castro trouxeram para Vila Real, uma série de árvores da Estação de Fruticultura Nacional de Alcobaça que acabaram por ser os pais do colUTAD, uma vez que depois das experiências que fizeram, daquele conjunto de castanheiros, houve uma árvore que se destacou pelas suas qualidades, nomeadamente pela resistência à “Doença da Tinta”, desta forma, aquela que foi hoje plantada é uma das suas filhas.

Na base deste trabalho de investigação que culminou com este clone, para além da UTAD está também presente o contributo do investigador Columbano Taveira Fernandes que iniciou estes estudos nos anos 50, daí o col, de Columbano.