Chaves cria equipas de intervenção técnica para promoção do sucesso escolar

Região

No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), autarquia de Chaves viu aprovadas três candidaturas.
Duas delas com a intervenção de equipas multidisciplinares, que promovem as mais diversas atividades junto dos alunos, bem como um Fórum sobre Educação e Inovação, com três edições.

O Município de Chaves conta com duas equipas de intervenção, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), na sequência de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020).

Com intervenção em todos os estabelecimentos escolares e formativos de Chaves, instituições sociais e culturais, este Plano tem como objetivo diminuir as taxas de retenção e de desistências nas escolas, promover o desenvolvimento de competências psicossociais, potenciar a motivação para a aprendizagem e aquisição de conhecimentos, melhorar a comunicação escrita e verbal, bem como valorizar a cidadania ativa, a criatividade e a inovação.

Para o efeito, foram criadas duas equipas de intervenção compostas por 14 Técnicos superiores e 10 contratualizações pontuais (para reforço nas interrupções letivas) nas mais diversas áreas – psicologia, serviço social e ciências sociais, ciências da educação, animação sociocultural, educação ambiental, desporto, entre outras – que desenvolvem junto dos alunos do concelho as mais diversas atividades estratégicas até 2020. A equipa “Viver a Sociedade” programa e dinamiza atividades destinadas às interrupções letivas e férias, enquanto que a “Equipa Multidisciplinar/Parentalidade Positiva” acompanha os alunos em situações de risco, bem como as respetivas famílias.

Teatro, ateliers, cinema, stand up comedy, canoagem, ações de sensibilização, workshops, concursos, espetáculos musicais, artes plásticas, intercâmbios, variadas visitas de estudo, entre outras, são algumas das 189 ações previstas até ao final do presente ano.

Para além das duas equipas de intervenção, a outra candidatura engloba a realização três fóruns, que se traduzirão em mostras tecnológicas, conferências científicas, ciência viva na escola e gaming em ambientes de aprendizagem. A primeira edição, sob o mote “Fórum de Educação e Inovação”, ocorrerá de 29 de abril a 4 de maio. Serão seis dias de contacto com as novas tecnologias, nomeadamente realidade aumentada, hologramas, drones, robótica e variados sistemas de interação.

O PIICIE pretende contribuir para a promoção do gosto pela aquisição de aprendizagens e respeito pelos outros, através de iniciativas no âmbito da educação para a cidadania e valores, bem como para o envolvimento de todos os membros da comunidade escolar, designadamente dos encarregados de educação, pais e instituições, através da realização de ações de sensibilização e de capacitação relacionadas com diferentes temáticas.

Os três Projetos são financiados em mais de 1,5 milhões de euros.