Chaves: 1ª Edição da Aqua Summer School

Entre os dias 4 a 8 de julho a Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Chaves, promove a 1ª edição da Aqua Summer School.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e devem ser feitas através do link –  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2-61pZR6r9pSopWqq_z93qit_CRcchhW1mQy1VrzrfX71AA/viewform?fbzx=-2264394826789405538, podendo participar os alunos que estejam atualmente a frequentar o Ensino Secundário regular ou profissional.

Através da Aqua Summer School pretende-se que os jovens adquiram conhecimentos relativos à água, mediante a criação de um espaço privilegiado de aprendizagem e divulgação de conhecimento, e ao mesmo tempo promover a aquisição de competências de autonomia, criatividade e espírito de equipa fomentadas com práticas pedagógicas, lúdicas e culturais.

O programa da Aqua Summer School disponibiliza iniciativas direcionadas para diferentes áreas científicas no contexto da água, onde vão ser igualmente fomentadas atividades de ensino não formal e de experimentação, acompanhadas por investigadores e monitores em química clássica, microbiologia, metais pesados e todas as possibilidades de investigação científica ligadas à água termal.

Os participantes vão ainda partir à descoberta das potencialidades culturais, económicas e de lazer existentes na cidade de Chaves.

De referir que a Escola de Verão é um projeto do IPB que decorre no âmbito da Blue Design Alliance (BDA), um consórcio entre instituições do Ensino Superior que tem como missão contribuir para a valorização da água, recursos oceânicos e fluviais e sustentabilidade social e ambiental através do design, centrando-se na produção de conhecimento, investigação e formação de competências ligadas à economia azul.

Através da BDA, as instituições de Ensino Superior envolvidas asseguram uma formação ligada ao Design Azul e à economia circular, inclusiva e sustentável, com o propósito de acelerar a requalificação do território, tornando-o mais resiliente mediante a criação de novos empregos e profissões azuis.

Blue Design Alliance integra-se no âmbito do “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que tem como objetivo “impulsionar a formação de jovens e adultos nos próximos 5 anos face aos desafios que emergem”.

No âmbito do “Impulso Jovens STEAM” foi desenhada uma oferta formativa que engloba Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTePS), cursos de verão e ações de promoção da literacia e conhecimento azul, orientados a estudantes das escolas secundárias, escolas artísticas e escolas profissionais.

Fazem parte desta aliança a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB.UCP).

CI_CIM Alto Tâmega