Centro de testagem COVID-19 da UTAD já realizou mais de mil testes

UTAD, Vila Real

O Laboratório da UTAD está a realizar testes à Covid-19 em articulação com o Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro e a ARS Norte, nomeadamente com os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Marão Douro I e Tâmega II.

Nos primeiros seis dias de realização de testes ao novo coronavírus, o Laboratório da UTAD realizou 731 testes e segundo Gabriel Martins, diretor Executivo do ACES Marão Douro I só no primeiro dia foram realizadas 100 analises à Covid-19.

Para este responsável o trabalho do laboratório da UTAD, liderado por Raquel Chaves, está a ter um “desempenho fantástico” tendo os testes sido realizados aos funcionários das creches, das IPSS e das famílias de acolhimento.

Segundo o diretor do ACES Marão Douro 1 o Laboratório está agora a testar utentes de grupos de risco e ainda aqueles que são indicados pelo Sistema Nacional de Saúde.

O Centro de Testes para deteção de infeção pelo vírus Sars Cov 2, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) já efetou mais de mil testes.

Este Laboratório da UTAD, foi validado pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge e os resultados são conhecidos em 24 horas.