Câmara Vila Real promoveu concurso “Jovem autarca”

Vila Real

A Câmara Municipal de Vila Real promoveu o programa “Jovem Autarca” com o intuito de sensibilizar os jovens para as questões do poder local, a fim de conhecerem as atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos órgãos autárquicos.

Este programa nasceu também porque o executivo de Vila Real quer estreitar a ligação entre a câmara e os jovens do concelho.
O concurso foi dirigido aos alunos do ensino secundário da cidade e a proposta foi levar os mais novos a pensar em soluções para os vários problemas da cidade e fomentar a criatividade.

O vereador do pelouro da Juventude, José Maria Magalhães, refere que o programa “Jovem Autarca” pretende fomentar nos mais novos a participação cívica. O vereador avançou ainda que este concurso vai ter edições futuras devido à significativa adesão desta primeira edição.

Bruno Espírito Santo, de 15 anos, foi o vencedor desta primeira edição e considera importante a participação de todos para a melhoria da qualidade de vida no concelho.

Os temas abordados pelos jovens foram diversos desde a mobilidade, reflorestação, desporto escolar, apoio social, e educação.

O jovem vencedor vai durante este ano poder acompanhar de perto algumas atividades do executivo camarário.