Autarquia de Vila Real celebra Dia dos Monumentos e Sítios Históricos

Uma vez mais a autarquia de Vila Real vai associar-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema “passados complexos: futuros diversos”.

A vice-presidente da Câmara de Vila Real e vereadora da Cultura, Eugénia Almeida, refere que as comemorações no nosso concelho vão ser antecipadas para amanhã, sexta feira, a fim de poderem ser participadas pelos alunos dos estabelecimentos escolares. Assim volta à escola a ação “Pequenos Oleiros” numa sensibilização de valorização do património.

Eugénia Almeida diz que a ação “Pequenos Oleiros” é uma ação incluída no programa de salvaguarda do Barro Preto de Bisalhães, acrescentando que para breve vão ser colocadas as placas de sinalização e vai arrancar o projeto da valorização do forno comunitário.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado a 18 de abril e visa promover os monumentos e sítios históricos, valorizando  o património e simultaneamente alerta para a necessidade da sua conservação e proteção.

A data foi instituída a 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS, associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 1983.