Associação Académica da UTAD liderada pela primeira vez por uma mulher

UTAD, Vila Real

Maria Ferreira, aluna do Mestrado de Engenharia Agronómica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ((UTAD) foi eleita presidente da direção da Associação Académica. É a primeira vez que esta associação com mais de trinta anos é presidida por uma mulher.

A nova presidente encabeçou a única lista candidata às eleições que decorreram durante o dia de terça-feira, na UTAD, até agora vice-presidente da direção, Maria Ferreira, tem 21 anos e é natural de Guimarães, é representante dos estudantes no Conselho Pedagógico da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, membro representante do Conselho Académico da UTAD, e no passado dia 2 de dezembro, foi também eleita como membro representante dos estudantes no Conselho Geral da UTAD.

Esta nova direção da AAUTAD vai apostar na sustentabilidade e na transição digital, considerada fulcral para o sucesso da atividade da AAUTAD. “No decorrer do próximo ano, a lista candidata procurará estabelecer uma conexão com cada aluno, mesmo que à distância.”

“A contínua aposta nos Núcleos de Estudantes, continuará a ser um dos objetivos da candidatura procurando, simultaneamente, garantir condições a todas as nossas secções para que consigam singrar neste período tão difícil. Acreditamos que só assim será possível ultrapassar o desafio de futuro, caminhando lado a lado”, acrescenta a lista no seu manifesto.

Para Maria Ferreira, este mandato será um dos mais desafiantes da história da Associação Académica, que conta já com 32 anos de existência. “A crise económica emergente, terá certamente um impacto na comunidade académica, sendo necessário garantir mecanismos de ação social, que permitam mitigar ao máximo o abandono escolar e ao mesmo tempo criar condições dignas a todos os alunos carenciados.”