Alunos UTAD convidados para uma recolha de beatas na cidade de Vila Real

A Associação Académica da UTAD, vai promover amanha a partir das 17 horas uma ação de recolha de beatas de cigarro pelas ruas da cidade de Vila Real.

A AAUTAD lançou o desafio aos estudantes da academia transmontana, que vai no sentido de sensibilizar a comunidade estudantil e vila-realense para este problema de poluição, que agora já é punido por lei, mas que só prevê a aplicação de coimas a quem atirar as beatas para o chão a partir do próximo ano.

José Pinheiro, presidente da AAUTAD, refere que a Associação Académica apadrinhou esta iniciativa, proposta por dois alunos da academia, uma ação que conta também com o apoio de outros parceiros como Câmara Municipal e PSP.

O presidente da AAUTAD lembra que a academia tem vindo já a promover ações no sentido de reduzir a pegada ecológica, José Pinheiro dá como exemplo a utilização dos copos  reutilizáveis nas festas académicas.

A AAUTAD considera que faz parte da sua missão “incrementar políticas de cidadania ativa, envolvendo os estudantes em atividades de índole social e viradas para a comunidade onde estão inseridos.”

Em comunicado a AAUTAD refere que segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em Portugal 20 por cento da população é fumadora, estimando-se que a cada minuto sejam descartadas cerca de sete mil beatas.