AA UTAD realizou inquérito para conhecer a realidade dos estudantes

UTAD, Vila Real

Entre o dia 16 e 28 de fevereiro foi realizado um inquérito online aos alunos da UTAD para entender quais haviam sido as maiores problemáticas associadas ao 1º semestre do ano letivo 2020/2021.

Perante esta nova realidade, o conceito de estudar a partir de casa e as condições adequadas para tal, constitui um dos principais pilares para a continuação de uma educação firme e assente nas normas impostas aquando do regime online. Desse modo, o inquérito realizado teve como alvo dar a conhecer se os estudantes da Academia têm acesso ao computador, à internet, a sua adaptação face à situação pandémica e as dificuldades sentidas pelos mesmos.

Este questionário pretendeu estender-se ao maior número de alunos da UTAD possível, tendo-se obtido 937 respostas num universo de 7245 alunos, o que representa aproximadamente 13% dos alunos da nossa Universidade, considerando-se por isso uma amostra significativa.

Num total de 937 estudantes inquiridos apenas 1 aluno não tinha acesso ao computador e a Associação Académica decidiu intervir e já identificou o aluno sem acesso total a esse equipamento, que irá ser apoiado através da Bolsa “A Academia Une Todos à Distância”, de forma a corrigir esta situação.

O combate ao abandono escolar tem sido uma das grandes prioridades da academia, sendo a AAUTAD um aliado essencial nesta luta. Assim, este estudo pretendeu ainda obter dados concretos relativos à possibilidade de os alunos abandonarem os seus estudos, os resultados foram de facto alarmantes, perfazendo 41 por cento da amostra de inquiridos, em que 25% dos alunos relaciona a possibilidade de abandono com as razões psicológicas e 13% com a possibilidade de mais um semestre em regime online.  São números inquietantes, ao qual não podemos ficar indiferentes.

Assim, a par com a universidade, foi reforçado o apoio que já tem vindo a ser proporcionar à comunidade estudantil. Reiteramos com urgência que é da maior importância que o regresso ao regime presencial seja realizado assim que possível e que a aposta na inovação tecnológica aconteça de facto.

Os resultados e análise dos questionários pode ser consultado em: https://aautad.pt/documentos/an%C3%A1lise-dos-question%C3%A1rios/

A AAUTAD mantem a sua linha de apoio SOS ESTUDANTE através do email sos@aautad.pt e pede a todos os que necessitem que nos exponham a sua situação.