Fontaínhas Fernandes voltou a pedir ao Governo a criação de um curso de medicina na UTAD

UTAD, Vila Real

O Primeiro Ministro, António Costa, esteve esta manhã na UTAD tendo apadrinhado dois projetos considerados importantes para a região transmontana e financiados pelo Norte 2020, o UTAD FOOD ALLIANZ, projeto liderado pela UTAD, que visa o estudo da cadeia alimentar assente no conceito “do campo para o prato”, e a instalação de uma delegação do Instituto Fraunhoffer em Vila Real no âmbito da agricultura de precisão e da gestão da água.

Nesta visita, o Primeiro-Ministro inaugurou as intervenções efetuadas no domínio da eficiência energética no património edificado da UTAD, financiadas pelo POSEUR.

Fontaínhas Fernandes, Reitor da UTAD, referiu que a universidade deu hoje importantes passos em projetos estruturantes.

O Reitor da UTAD, Fontaínhas Fernandes, aproveitou para voltar a deixar o repto ao Governo para que crie um curso de medicina na UTAD, aproveitando as mais valias da Universidade Transmontana na investigação das zoonoses.

O Primeiro Ministro, António Costa, referiu que o melhor sinal da confiança no futuro do país é o aumento verificado neste ano pandémico de alunos no ensino superior, e enalteceu o trabalho inovador da UTAD.

António Costa considerou que a região de Trás os Montes tem de ter capacidade de captar investimento para criar emprego e reforçar a coesão territorial. O Primeiro Ministro referiu que “a região do interior tem de romper a barreira de se interiorizar em si própria”.