Passes dos transportes públicos gratuitos para alunos do ensino obrigatório

A Câmara Municipal de Vila Real deliberou os valores dos passes dos transportes públicos no concelho, para este ano, sendo que o valor do passe mensal para a generalidade dos utilizadores será de 22€, um valor que deveria ser de 28,20€, mas que desceu fruto da aplicação do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos transportes públicos.

Mas a grande novidade passa por permitir que os alunos do ensino obrigatório do concelho tenham os passes escolares totalmente de gratuitos.

O presidente da Câmara, Rui Santos, lembra que já no ano passado o Município tinha decidido baixar o valor dos passes escolares em 50%, mas este ano decidiu ir mais longe e isentar totalmente este serviço.

Para o autarca esta medida implica um esforço financeiro da câmara, mas acrescenta que desta forma será um contributo positivo para os orçamentos familiares, incentivando ao mesmo tempo a utilização dos transportes públicos, contribuindo para uma melhor mobilidade e qualidade ambiental.

Rui Santos salienta ainda que os valores estipulados para este ano para os transportes públicos é consequência do aumento do número de utilizadores de passes nos transportes públicos de Vila Real, no último ano. Segundo dados da autarquia com a implementação do Programa de Apoio à Redução Tarifária, em maio de 2019, houve um aumento significativo da venda de passes mensais, tendo-se registado o maior aumento, em termos de unidade vendidas, durante o mês de novembro de 2019, com um acréscimo de 1113 passes relativamente ao período homólogo do ano anterior.