160 pessoas participaram na Marcha pela Floresta organizada pela GNR de Vila Real

O Comando Territorial de Vila Real, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e do Destacamento Territorial de Vila Real,  organizou ontem  uma caminhada de 9,5 Km, junto à albufeira da barragem cimeira, em Lamas de Olo, Vila Real.

A iniciativa insere-se na Operação “Caminhada pela Floresta 2023” e foi realizada em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Real, União de Freguesias de Borbela e Lamas de Olo, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Parque Natural do Alvão e Centro Escolar do Prado. Esta ação teve como objetivo assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, despertar consciências para a riqueza do vasto património florestal nacional e para a problemática dos incêndios florestais e fomentar boas práticas que permitam reduzir o risco de incêndio florestal.

Esta caminhada pretendeu ainda fomentar junto da comunidade escolar condutas de respeito pela natureza e pelo ambiente e transmitir à população um sentimento de responsabilidade, segurança e confiança na GNR.

Na caminhada participaram militares e civis do Comando Territorial de Vila Real, alunos do Centro Escolar do Prado e da Universidade Fernando Pessoa (Porto), elementos do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e dos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca, totalizando cerca de 160 pessoas, num percurso onde também foram plantadas várias árvores de espécies autóctones pelos diversos elementos envolvidos.

CI_GNR